segunda-feira, 21 de novembro de 2011

um pouco sobre delineadores

          Olá barangas, eu dei uma desanimada com a sequência de posts sobre blush, então vou deixar pra postar depois, se alguém tiver urgência nesse assunto só me falar que eu volto a postar sobre! Hoje eu vou falar dos delineadores, antes ele era o meu terror, nunca ficava bom, um desastre porque meu olho é puxadinho e praticamente sem dobrinha, enfim... mais pra frente eu mostro como eu aprendi a lidar com isso, hoje eu não vivo sem delineador! O post está GRANDE, então coloquei colorido algumas tags pra facilitar se quiserem ler só a parte que interessa.

Vamos então aos tipos de delineadores:
          Da esquerda para a direita, vamos começar com o lápis, é o mais comum e normalmente é o primeiro que nós aprendemos a usar, hoje em dia tem lápis de todas as cores para delinear os olhos, com texturas das mais variadas e podendo produzir looks muito bacanas! O ruim deles é ter que apontar, eu não sei vocês, mas eu ODEIO ter que apontá-los. Eles normalmente já vem com o apontador na tampa ou em kits, mas não vindo junto, apontadores normais dão conta do recado dependendo da espessura do lápis. Outra coisa boa que inventaram são esses esfumadores, essa esponjinha ou borrachinha que vem no lado oposto a ponta do delineador. São bem práticos e convenhamos, olhos esfumados ficam muito lindos!
          Nada demais na hora de usar, é como se estivesse desenhando, a espessura do traço depende dele estar bem apontado ou não, você pode usar como sombra e para fazer detalhes também, na maquiagem não tem regras você inventa o que quiser desde que fique bem em você.
          Ainda nos lápis, como eu já disse eles tem diversas espessuras e funções, existem cores vibrantes como azul, verde, lilás que são usadas também como sombras além dos delineados coloridos em visuais mais ousados. Tem também as cores para usar na linha d'água para ampliar o olhar e clarear o cantinho da lágrima iluminando seu look, normalmente branco ou esse rosinha claro e tons de pele.
          Alguns lápis são bem gordinhos e são chamados de lápis kajal ou jumbo, não sei bem a diferença, mas pra mim, lápis kajal é igual aos outros só que mais gordinho, são bons pra usar como sombra e os tons claros podem ser usados como intensificador de sombras (ex: jumbo milk da NYX), como eu disse, você pode usar como você quiser, desde que atenda a sua necessidade.
          Para aquelas que como eu, odeiam ter que ficar apontando lápis, e ainda mais que agora eles existem em várias espessuras diferentes e nem sempre tem apontador que sirva, existem os retráteis. O mecanismo é tipo batom, você gira e o produto sobre (sai), mas na forma de caneta, eu adoro porque são muito práticos e não sobra sujeirinha de lápis apontado. Também existe em diversas cores e para diferentes funções, seja delinear, sombra esfumada ou usar na linha d'água.
          Uma cor que foi muito usada é o azul, atualmente nem tanto, mas dos delineadores coloridos ele teve seu momento de fama.
          Outro tipo de delineador que eu sou apaixonada, são as canetas! Elas permitem um traço bem fino e são muito práticas de usar. Eu tenho uma afinidade muito grande com canetinhas, então eu faço a festa! Elas secam rápido, não tem aquela preocupação que os delineadores líquidos tem de ter que esperar um pouquinho antes de piscar, pois não tem risco de passar produto em excesso. São ótimas para fazer aqueles puxadinhos no canto do olho!
          Na terceira imagem, também chamados de kajal, são também mais grossinhos e tem a embalagem parecida com a de batom, seu mecanismo de utilização também é parecido. O produto é o mesmo dos "recheios" dos lápis, lápis kajal, lapiseira retrátil e por ai vai, mas o modo de apresentação é diferente. Afim de facilitar o uso, vão se criando formas novas de se apresentar o produto, a função é a mesma, pode usar para delinear ou para sombra. Como ele é mais grosso, funciona melhor para sombra e para cobrir áreas maiores, com o tempo ele vai perdendo a ponta e vai ficando mais grosso o traço.
          Calma que já está acabando viu gente! Ainda da esquerda para a direita, o delineador líquido, o delineador em pó e o delineador em gel!
          Pois é gente, o delineador líquido a meu ver é o mais difícil de usar, mas ele dá um acabamento muito lindo. Ele é aplicado com esse pincel que vem na tampinha e que muitas pessoas tem dificuldade de usar, as vezes ele pode carregar produto em excesso e acabar borrando tudo, fora que ele exige mais coordenação na hora de utilizar. A fixação é boa e existem também a prova d'água. A minha dica é treinar bastante e quando for usar, não deixe para aqueles momentos de correria, porque vai borrar tudo se você não tem costume de usar!
          O delineador em pó, pra mim foi uma novidade, apesar dele estar presenta nas marcas que tenho um bom contato, eu não conhecia. A embalagem parece com a do delineador liquido e o aplicador é uma esponjinha compridinha, igual a de sombra, mas tem formato alongado pois a intensão é fazer traços. Fiquei curiosíssima pra testar, o traço deve ser mais esfumadinho, tipo quando a gente passa sombra com pincel chanfrado fazendo só uma linha.
          E por último, o delineador em gel, que vem fazendo muito sucesso entre as viciadas em makeup, eu particularmente não testei ainda. Me dou muito bem com o líquido, a canela e o lápis, o gel eu tenho curiosidade mais pelo que me contam do que por me chamar a atenção. Ele é aplicado com pincel, o mais comum é o chanfrado (esse da imagem) mas pode ser qualquer um que te auxilie a fazer um traço bem fino e firme.

          E aí, gostaram? Depois me contem qual deles vocês preferem! Eu uso mais o líquido, porque minha caneta eu usei tanto que já ta na hora de comprar outra! Minha dica é treinar, porque não tem muito jeito certo de usar as coisas na maquiagem, você vai descobrir seu jeito próprio de usar delineador e o tipo que te agrada mais seja no efeito ou na praticidade. Só pra constar, demorei horrores pra aprender! hehe

          Outras dicas: - kajal e lápis muito macios podem borrar em dias muito quentes, pois são mais molinhos, quem é tipo eu (japa) com os cílios retos que empurram a maquiagem para baixo quando piscam, devem tomar mais cuidado com estes.

                         - linha d'água: dê preferência para os bem macios, eles incomodam menos na hora de passar e a cor pega melhor sem ter que esfregar muito, essa parte do olho é bem sensível.

                        - Lápis e kajal macio, são bons para esfumar, ficam ótimos usados como sombra também.

                         - Lápis velhinho, com pouca pigmentação ou muito seco: li num blog que esquentar um pouquinho a ponta do lápis com o secador e depois usar (cuidado para não botar fogo na casa, nem estragar seu lápis e nem se queimar!) faz a cor pegar melhor, esquentar em torno de 5 SEGUNDOS. É tipo reviver seu lápis velho! hehe ou deixar o que já funciona mais intenso.










0 comentários:

Postar um comentário