segunda-feira, 28 de novembro de 2011

maquiagem durando mais e bem cuidada!

          Olá Barangas!!! Final de semestre + trabalho = total falta de tempo! Mesmo assim não quero deixar de postar, então eu vim falar um pouco de como conservar a maquiagem, alguns cuidados pra que ela dure mais e para que você não corra o risco de estar fazendo mal uso dela ou usando algo que pode te prejudicar por ter sido mal condicionado. Seguem aí algumas dicas de como manter os produtos e alguns alertas para o bom uso deles:

          - Ler as informações da embalagem do produto, lá tem muitas dicas de como usar e como manter a maquiagem para não estragar e principalmente, o prazo de validade! Muitas vezes a gente compra um batom ou uma sombra, mas lógico que todas nós sabemos usar, mas a gente esquece de verificar a composição para não dar alergias, esquece de ver a validade dos produtos, esquece de ver se o aplicador requer algum cuidado especial ou se precisa ser trocado de tempo em tempo. Pequenos probleminhas que podem ser evitados se a gente simplesmente ler a embalagem!

          - Não guardar a maquiagem no banheiro, pois o ambiente abafado e úmido pode favorecer o surgimento de fungos e a proliferação de bactérias, podendo causar infecções, acne e reações alérgicas. Eu sei que é prático deixar a maquiagem no banheiro se você costuma se maquiar lá, mas não é aconselhável.

          - Manter a maquiagem em lugar fresco, muitos produtos são a base de óleos ou tem facilidade de amolecer ou estragar se submetidos a temperaturas mais elevadas. Acontece muito na bolsa, no carro, esquecer a necessaire onde pode bater sol ou em contato com algo quente ou à temperatura corporal. Dependendo do produto ele pode ser volátil e sua evaporação pode modificar a concentração dos seus componentes.

          -Não reaproveitar ou continuar utilizando produtos com a validade vencida, isso nem precisa explicar muito né? A partir do vencimento, o fornecedor não garante mais a eficiência do produto e os conservantes que agem para manter sua maquiagem "saudável" não funcionarão mais, podendo fazer dela um local perfeito para a proliferação de microorganismos. Se dentro da validade já podem ocorrer problemas, imaginem vencido!

          -Não emprestar maquiagem nem pegar emprestado, porque podem ser fonte de contaminação. O contato do produto com a pele e mucosas podem facilitar a transmissão de doenças e infecções, apesar de ser um costume aparentemente inofensivo, pode resultar em problemas para você, principalmente se pegar emprestado de alguém que você não conhece bem. Normalmente a gente só empresta pras amigas próximas, mas é melhor não ter esse costume.

          -Manutenção de aplicadores, como já vimos, maquiagem parece sofrer com esses tais fungos e bactérias e com os aplicadores é pior ainda! São eles que estão em constante contato com sua pele e mucosas e é nele que ficam resíduos de pele morta, as sujeirinhas do rosto, suor, oleosidade... enfim, se não houver cuidado com eles, já sabem! Lavar os pincéis, trocar as esponjinhas, são baratas as esponjinhas e os aplicadores descartáveis, encontrados em qualquer lojinha de cosméticos ou farmácias.

          -Se algum produto sofrer alteração do seu estado normal, não use! Mudar de cor, mudar de cheiro, mudar a consistência, a aparência de manchas... enfim, se mudou boa coisa não é, normalmente mudar cores e cheiros é indício de produto estragado.

           -Organizador de bolsa ou necessaires que evitem que os produtos fiquem se chocando. Pra quem é como eu e as vezes tem que correr para pegar o ônibus, faz atividades onde a bolsa dá aquelas chacoalhadas, dança horrores quando sai com as amigas... ninguém quer um pó, um blush ou uma sombra em pedaços, mas também não pode deixar de levar algumas coisinhas para retocar a maquiagem e se cuidar!


          Acho que é isso então, são só alguns alertas, mas é melhor ler as instruções de uso do produto da embalagem ou "bula". É bom levar esses cuidados em consideração, pois muita gente acha que tem alergia de maquiagem e não, pode ser que teve uma reação alérgica por causa de maquiagem que não foi bem cuidada e não alergia dela em si. Guardar bem a maquiagem não só evita esses problemas que eu citei como garante que sua maquiagem dure, não estrague por causa de coisinhas bobas e maus costumes.

          Espero que tenham gostado e dúvidas é só vir aqui no fale comigo! ou deixe um comentário! Quem quiser a opinião do especialista Lázaro Lambertucci, peguei umas dicas lá e algumas informações no SAÚDE da editora abril...e mais alguns lembretes no site da yes!cosmetic, achei ótimo eles terem esse tipo de preocupação.



3 comentários:

  1. oi flo vlw pela visita adorei seu blog tbm estou seguindo bjss


    http://sukibaranga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Conferindo ... as minhas estão bem guardadinhas!


    Beijos ...

    Elaine

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha linda, estou seguindo seu blog, segue o meu tmb?
    Adorei o post..

    Um beijo,
    http://www.suavemalicia.blogspot.com/

    Twitter: @suave_malicia
    Se seguir no twitter, sigo de volta!!

    ResponderExcluir