sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

makeup para orientais

     Como eu já disse anteriormente, eu não sou a pessoa mais vaidosa do mundo (ultimamente até to começando a achar que sou um pouquinho...) e que eu não sou a melhor pessoa pra estar aqui falando disso, mas lá vai mais um post para vocês. Eu sempre ouço reclamações de amigas e parentes que nunca sabem se maquear ou que não conseguem fazer direito... ou que não sabem se está fazendo certo, não sabem o que usar e blá blá blá... Tudo por que? Porque temos olhinhos puxados! Hoje eu vou falar então de maquiagem para orientais! Nossos tão queridos e difíceis de maquear olhinhos puxadinhos!
     Andei pesquisando na internet, em outros blogs e afins, a partir disso fiz minha listinha com as top dicas! 

1]- Primeiramente, antes de qualquer make, é preciso limpar bem a pele. usar um demaquilante (mesmo sem ter usado maquiagem antes) para tirar todos os resíduos acumulados na pele. Eu nunca fazia isso, agora vou passar a fazer!

2]- A pele das orientais é naturalmente mais oleosa, é claro que varia de pessoa para pessoa, mas temos uma tendência à oleosidade... a dica é usar corretivo e pó apenas nas áreas menos oleosas, como olheiras e nariz. Uma coisa boa é que podemos abrir mão de usar base, pois é um produto que deixa a pele naturalmente mais brilhosa. Algumas áreas a oleosidade ajuda pois deixa a pele menos opaca dando um efeito bacana, como por exemplo nas maçãs do rosto. Acho que é por isso que eu sempre achei a base meio desnecessária, particularmente eu nunca uso... só alguns toques de bastão 3 em 1 e pronto... mas em compensação adoro usar pó, não gosto do meu rosto muito brilhante não...

3]- O nariz! Uma das perguntas frequentes quando vamos maquear é "como afinar o nariz?". Pois é meninas, a dica é usar iluminador na parte de cima do nariz ( na "ponte"...acho que diz assim) sem descer até a ponta. Se iluminar demais a ponta do nariz o efeito pode ser contrário. E usar uma sombra marrom clarinha nas laterais. Não sei vocês, mas eu já estava cansada de ouvir essa dica... mas o segredo é treino mesmo, as vezes eu consigo um efeito bacana e as vezes não... mas sabendo fazer, funciona!

4]- Os blushes mais indicados são os tons pêssego e telha... esses tons mais salmon como dizem... eu uso rosinha as vezes, nada muito chamativo porque sou branquela, tons mais escuros são bons para afinar o rosto. O pincel mais indicado para usar é o chanfrado pois ele faz um traço mais delineado e facilita afinar o rosto. Em qualquer make, respeitar um limite de dois dedos de distancia do nariz. Normalmente orientais querem afinar o rosto, um truque bacana é usar um pó mais escurinho (pouco mais escuro que seu tom de pele) nas laterais do rosto. o segredo é passar o pincel nas maçãs, direcionado de baixo para cima... e se for querer afinar o rosto fazer o trajeto do pincel meio em direção da boca para as orelhas. Fazer biquinho na hora de passar ajuda, pelo menos eu faço quando vou maquear...

5]- A boca! Uma dica pra realçar a cor do batom é passar base em bastão ou pó também nos lábios, mas só um pouquinho... isso ajuda também a fixar o batom mais tempo... O batom não tem muita regra não, vai de cada um mesmo, no meu caso minha boca é mais carnudinha e curtinha meio de boneca japonesa, então prefiro tons discretos pra não destacar demais só a boca... uma dica é usar e abusar do gloss e dos efeitos glitter, boca brilhante disfarça um pouco o volume dos lábios... para quem tem lábios estreitos o melhor são os opacos e aquela iluminadinha no M (parte acima do lábio superior, onde forma literalmente um M) quando for usar mais brilho... Quanto a cor, vai da pessoa, da ocasião e da harmonia com o resto da sua make, os vermelhos e tons escuros são muito usados, verdadeiros ícones da maquiagem oriental (particularmente não fico bem, mas acho lindo!). Não tem nenhuma restrição de cor.

6]-A SOMBRA, tão esperada sombra! Se tiver a pálpebra gordinha, não opte por sombras clarinhas... sombras claras aumentam a área onde são aplicadas e sombras escuras diminuem. Quando for aplicar 3 cores de sombra e seu rosto for cheinho, use a mais clara na parte interna (pro lado do nariz) e escura na parte externa (pro lado das orelhas)... ordene as cores nesse sentido. Se seu rosto for mais estreito ordene de forma contrária. O ponto chave é demarcar bem o côncavo do olho e fazê-lo bem grandão para não esconder quando você abrir seus olhos... Não tem restrição de cores é só usar com senso para harmonizar seu visual... ( no meu caso embarangar... hehe).

7]- O ponto de luz! para abrir o olhar você pode usar uma sombra mais clara no canto interno do olho... se quiser deixar mais evidente use um lápis iluminador, algum tom claro... branco ou tom de pele mesmo... Eu sempre uso lápis branco e fica bacana! Eu costumo usar no comecinho da pálpebra inferior indo até a metade dela afinando o traço... a outra metade da pálpebra inferior eu uso preto afinando também, no sentido contrário.

8]- O delineador!! É sem dúvidas o curinga da maquiagem oriental! Uma vez num curso de auto-maquiagem descobri que ao invés de ter medo de usar o delineador por causa de pequenas imperfeições ou diferencinhas entre um olho e outro, devemos usá-lo a nosso favor! É só perder o medo e descobrimos o quanto essa ferramenta nos ajuda a corrigir as diferenças entre um olho e outro... conheço pessoas que tem dobrinha num olho e em outro não, isso pode ser corrigido na maquiagem com o delineador... aliás eu mesma faço isso! No meu caso eu faço o traço bem grosso pois quando abro o olho a pálpebra encobre, como fica tudo escurinho não da pra ver que uma dobrinha minha é menorzinha que o outro lado... Mas a dica é usar de maneira que não se esconda, senão não adianta nada se ninguém vai ver...

9]- Ainda no delineador, quando for usar o líquido... faça um traço a lápis antes, isso faz com que você tenha mais segurança na hora de usar o pincel. Quanto aos acabamentos não tem muita restrição, na hora de fazer o "puxadinho" no canto externo, use como referencia a linha inferior dos olhos. Acho lindo o traço mais grossinho na parte externa do olho e afinando em direção a parte interna com acabamento de olho de gato como dizem... (aquele puxadinho no canto interno).

10]- Delineador na pálpebra inferior... eu não costumo passar nela inteira como eu já disse porque eu acho que fazer a linha inteira dimunui o olho... há pessoas que ficam bem, mas para quem é como eu, melhor fazer só metade, com traço mais grossinho no canto externo e afinando até a metade da palpebra... como se o traço fosse sumindo...

11]- Os cílios!!! Nós orientais não somos muito favorecidas nesse quesito, mas as dicas são a permanente de cílios que custa em média 80 reais e dura de 3 a 4 meses. Para aquelas que como eu não podem ficar gastando toda hora, o curvex é um salva vidas! E usar e abusar das máscaras para cílios! existem máscaras de todos os jeitos, as mais variadas funções e blá blá blá... eu uso as alongadoras, as pra dar volume e a prova d'água... A dica é caprichar na máscara porque cílios retos deixam o olhar caido... bad neah!

12]- Para iluminar o olhar eu uso também um pouquinho de sombra branca ou um tom bem clarinho embaixo das sobrancelhas, bem rente a elas e mais concentrada na parte externa... da um efeito bacana!

13]- O pó iluminador, enfatizando as temporas e um pouquinho embaixo dos olhos (bem pouco)... um pouquinho na testa e no queixo... pra não ficar aquela sensação de cara chapada... (meu caso, odeio a maldita piadinha de que japa tem a cara chata...)



     Bom eu acho que é isso, espero ter sido clara nas idéias (nem sempre eu sou)... espero que tenham curtido e que esse post ajude bastante gente a ficar linda! 




Um comentário:

  1. Hahahahaha... Aii Suki, nunca tinha visto curvar cílios com uma colher!!! Quem sabe um dia eu tento!! Mais adorei esse post!! Saudades Baranga!!! Bjos!!! =^.^=

    ResponderExcluir