segunda-feira, 16 de abril de 2012

Doce japonês de feijão!


          No último final de semana, aconteceu aqui em BH, um festival de comida típica japonesa, realizado pela Sociedade Mineira de Cultura Nipo Brasileira (SMCNB). Esse festival acontece todo ano e sempre por volta do começo de Abril.
          Adoro a culinária japonesa, então eu não perco essas festas típicas, principalmente porque alguns pratos, aqui em BH, a gente só encontra lá ou são raramente vistos em restaurantes japoneses daqui. Eles tem muitos pratos diferentes, não fica só no sushi e sashimi, como muitos pensam. Há também opções para quem não come comida japonesa ou abomina a ideia de comer peixe cru, tem churrasquinho, yakisoba, udon, karê, tempura, harumaki, takoyaki e outros pratos dependendo da época. Mas nesse post só vou mostrar os doces.
          Esses ai são os doces que eu comprei no festival, esses com recheio escurinho são de feijão azuki. Pode parecer assustador um doce de feijão, mas esse aí é próprio para doces e é muito comum doces feitos com ele na culinária japonesa. Os que eu escolhi esses:

1]- O primeiro é de mochi, uma massa de arroz (rosa), com recheio de feijão azuki. A massa rosa é feita de arroz, após cozido ele é socado até obter essa textura. Esse recheio nós chamamos de ankô, ele é escuro e um pouco puxado para a cor roxa, nessa massa não sobram grãos do feijão inteiros, então nem parece que é feito dele. Gosto muito desse!

2]- O segundo, na minha opinião o melhor dos três, é o dorayaki! Ele se assemelha a uma massa de panqueca recheada com creme, na associação eles preferem usar essa forminha ai para manter um padrão melhor no tamanho dos doces. O recheio é feito de leite, gema, manteiga, açúcar e maizena... bem parecido com alguns recheios de bolo que vemos sempre por aqui. É muito bom esse!!

3]- O terceiro é o yakimanju. É uma massa doce, assada, com recheio de ankô. Eu também gosto muito desse aí!

          Há diversos tipos de manju (doce de feijão), o que varia é a massa que envolve o ankô e a forma como é feito (cozido no vapor, assado, etc...). No festival tinha 3 variedades, mas só comprei essas duas. Dorayaki não é manju, mas também pode ser recheado com ankô, essa variedade também estava disponível no festival, mas não comprei.

E aí, vocês encarariam um doce de feijão?
Odeio posts muito longos e sem muitas imagens, mas espero que gostem do assunto.
Bjoks barangas!

Já fez sua inscrição para o nosso SORTEIO?
(saiba mais)


0 comentários:

Postar um comentário